Calendário Maia até 2013

Alguns povos mesoamericanos adotaram um calendário que sincroniza a vida com o Universo em movimento.

Esse calendário é chamado de “Tonalpohualli” pelos astecas e de “Tzolkin” pelos maias, e é composto por 20 dias (ou signos) numerados de 1 a 13.

O calendário civil forma, com o calendário sagrado, um grande ciclo de 52 anos. O Tzolkin, que é a “conta dos dias” ou a “conta do destino”, é a combinação de 20 signos dos dias com 13 numerais. A cada dia avança-se uma posição tanto no ciclo de 20 dias quanto no ciclo de 13 números. É uma conta especial de probabilidades envolvida com o destino dos seres; cada signo e cada numeral tem determinadas características que, ao combinar-se, proporcionam a cada dia uma carga de qualidades única.

Cada um dos dias que formam um mês está representado por um signo da natureza. Os vinte signos dos dias e os treze números vão unindo suas particularidades, combinando-se entre si, e cada um deles compartilha suas características com os seres que chegam ao mundo e recebem sua influência no momento do nascimento; diz-se que os treze números do Tzolkin tem uma relação cósmica e humana.

Englobando todas as possibilidades (13×20), chegamos a um calendário de 260 dias. Chamamos cada um desses dias de kin (maia) ou tonalli (asteca).

Trezena é um período de 13 dias, que inicia no número 1 e termina no 13, seria o equivalente a uma “semana” sagrada.

Claro, temos 20 trezenas no calendário sagrado, uma parada cada glifo. O Tzolkin era tão importante que muitos indivíduos carregavam consigo nomes de signos e tudo dentro dele está relacionado de alguma forma com os deuses (como quase tudo na cultura deles).

Os 13 Números

Os povos mesoamericanos em geral creêm que existem 13 divisões do plano superior (céu). Talvez por isso tenhamos13 números no calendário sagrado, e o fato desse número 13 aparecer tantas vezes nas contas e ciclos de tempo daqueles povos. Cada um desses 13 números/dias é associado a uma divindade particular, e também a uma ave específica, geralmente chamada de volátil, que é a ave considerada como “mensageira” da divindade em questão. O ciclo de 13 é o ciclo diurno, ou seja, referente ao período do dia. Temos como contraparte a esse ciclo o ciclo noturno, de 9 noites.

A organização Saq’ Be’ – sacredroad.org – descreve os 13 números da seguinte maneira:

Os 13 números são conceituados como uma pirâmide. Do número 1 ao 7, escalamos com muito esforço. No número 8, estamos numa posição em que a harmonia perfeita é possível e no topo da pirâmide, e de 9 a 13 a direção é para baixo, gerando mais tranqüilidade com as energias, uma vez que elas não têm mais tanta força em nosso desenvolvimento. Isso varia um pouco entre homens e mulheres: para os homens, 8 é considerado o topo da pirâmide, já que normalmente os homens são considerados mais equilibrados fisicamente e devem lutar mais que as mulheres para alcançar os níveis espirituais. Para as mulheres, 9 é o topo da pirâmide, pois geralmente elas são consideradas um pouco menos estáveis no âmbito físico, mas possuem mais facilidade para acessar o espiritual.

Os 20 Glifos
Os 20 signos, pra mim, são como as manifestações “terrenas” de Deus (da mesma forma que os 13 números seriam as manifestações “universais” de Deus).

Além do 20 ser a base matemática maia, dizem também que este ciclo de 20 dias diz respeito ao período das serpentes no que diz respeito à renovação de suas presas.

Cada signo está agrupado de diferentes formas:

· De acordo com a direção/cor correspondente.
· De acordo com o grupo numérico, que se aplica de acordo com o calendário civil também (como no calendário civil temos um resto 5 em relação à matemática vigesimal, uma mesma posição dentro do calendário civil será ocupada por um signo que estará 5 posições à frente, mais precisamente 105 kins à frente, pois 365-260 = 105).

Cada signo, como não poderia deixar de ser, possui suas próprias características, tanto boas, quanto ruins. Aquelas civilizações eram baseadas, ao que me parece, na dualidade.

Existem dois conceitos que podem ser comparados, a grosso modo, com a “matéria” e o “espírito”: o tonalli (ou tonal) e o nahualli (ou nawal, nagual).

Dizem que tonalli é tudo aquilo que é conhecido do homem, seria como aquilo que é “matéria”, no meu entender. Os astecas usam essa palavra também em relação aos dias e ao Sol, enquanto nahualli é o contrário, é o desconhecido, o misterioso. Dizem que é o espírito companheiro, geralmente um espírito animal, o “duplo” do homem, que o guia de certa forma.

Os 9 Senhores da Noite
Paralelamente ao ciclo dos 13 regentes do dia, que fazem parte do Tzolkin, o Calendário sagrado, temos os chamados “9 Senhores da Noite” (da mesma forma que o 13 representa os planos superiores, o 9 representa os planos inferiores), um ciclo de 9 deuses que se alternam na regência das noites.

É mais conhecido como o ciclo “G”, representado pela letra G com o número do Deus.

Fonte: Projeto CMAIA

Resumindo:
. O calendário Haab está dividido em 18 meses de 20 dias e 1 mês de 5 dias extras. Totalizando 365 dias.

. O calandário Tzolkin (o sagrado) tem 260 dias(Kin). Ao findar esta contagem, inicia-se novamente outra contagem de 260 dias(Kin).

. O calendário Haab não se emprega nenhum sistema diferente para o ano bissexto, logo ele terá sempre 365 dias.

. É no calendário Tzolkin que se faz a combinação dos 20 signos dos dias com os 13 numerais.

 

 

Neste endereço:

http://bastian2012.4shared.com/ , na pasta Maia, você encontrará o calendário Maia de 2008 até 2013, explicações dos Números, dos Glifos (signos), dos Deuses (Os 9 Senhores da Noite) e como calcular a Contagem Longa.

Para mais informações sobre os Maias:

http://www.calendariosagrado.org/CMAIA.html

Neste site, você terá as informações necessárias para saber o seu KIN e outras informações através da data mencionada.

*-*

Atenção: O “Calendário Maia até 2013” é exclusividade do blog “O Mundo de Bastian“.

 

45 respostas para Calendário Maia até 2013

  1. Fabio Ibrahim disse:

    Parabéns pelo site… mas o link do 4sharednão está funcionando.
    paz!

  2. Débora Fernanda Souza disse:

    Olá , eu li o site , para tentar achar meu signo no horoscopo maia , mas tô achando muito complexo, Gostaria de sabe qual é com relação ao dia e mês que nasci. 23/02/1988

    • Olá Débora,

      De acordo com a correlação mais aceite para o Calendário Maia, que coincide com a contagem actual dos Maias Quichés e a antiga contagem Asteca, você nasceu na data:
      -> 12.18.14.14.12 (segundo a Conta Longa)
      -> 10 EB (segundo o Tzolkin, ou calendário sagrado)
      -> 0 KAYAB (segundo o Haab, ou calendário solar civil)

      Isto significa que o seu kin é o Kin 192 (10 Eb, ou 10-Erva). Este é o seu kin ou “signo” maia, que está associado à força e rejuvenescimento, e é regido pelo deus PATECATL, um deus da medicina, da cura, e da fertilidade.

      Para mais informações, visite o blog do Luiz Claudio Bastianelle [ http://bastian2012.4shared.com ] ou a página oficial do Projeto CMAIA, que inclui um conversor de datas [ http://www.calendariosagrado.org/CMAIA.html ]. Espero ter sido útil!🙂

      Abraço,
      Luís G.

    • hellen disse:

      adorei o calendário maia, gostaria de estuda-lo para entede-lo melhor!!!

  3. jose disse:

    ola

    O calendario maia é muito interessante

    Gostaria de saber se existe uma forma de sincronizar o calendario maia com , por exemplo, o google calendario do gmail.
    e se caso possivel, se isto é feito via dowload ou pode ser acionado online- nao tenho pc e so uso web 2.0.

    • Claudio Bastian disse:

      Olá José!
      Sinceramente não sei se há essa possibilidade de integração do calendário maia com o calendário do google, mas com outro calendário como o gregoriano há essa possibilidade. Ficaremos no aguardo para ver se aparece alguem com essa novidade por aí!

      Um abraço.

  4. Amigos Claudio Bastianelli e José,

    Nesta página [ http://www.azteccalendar.com/downloads.html ] é possível sacar para o pc ou adicionar à página inicial do Google pequenos widgets que mostram a data no Calendário Asteca (regente da ‘trezena’ / número / glifo), assim como no Calendário Maia (Conta Longa / Tzolkin / Haab). Pessoalmente gosto muito desses widgets, e até me têm ajudado a seguir melhor o calendário… hehe😛

    Espero ter ajudado🙂

    Forte abraço,
    Luís G.

  5. nege disse:

    gostaria de aumentar meus conhecimentos

  6. Com referência ao polêmico 21/12/2012 (fim do mundo), o Calendário Maia já acertou em alguma previsão?

  7. André disse:

    Nasci a 12/01/91.Qual o meu signo maia?

  8. marilyn disse:

    oi querido luiz,
    nasci em 10/05/1977. qual meu signo maia? ficaria muito feliz! obrigadão

  9. ismael jairo disse:

    Olá , eu li o site , para tentar achar meu signo no horoscopo maia , mas tô achando muito complexo, Gostaria de sabe qual é com relação ao dia e mês que nasci. 09/12/1992. me de um resposta por favor
    obrigado

  10. poliana f disse:

    quero saber se no calendario maia informa o fim do mundo afinal ja vi varias teorias que sim parese esta ligado, uma outra coiza e possivel que isso aconteça. ultima coisa que eu vi foi um filme mas, mas como sabemos filme e filme mas sempre tem pesquiza encima de todos o filme foi 2012 o fim do mundo, isso pode acontecer tem alguma coiza aver com teoria maia se tiver quero respostas bjoss.

  11. Georgia Buss disse:

    Olá , adorei o site, estou tentando achar meu signo no horoscopo maia , mas tô achando muito complexo, Gostaria de sabe qual é com relação ao dia e mês que nasci. 30/09/1994. Adoraria se pudesse me responder.

  12. Purfavor tentei procurar o meu signo no horoscopo maia mas nao achei porque esta complicado Gostaria de saber qual é com relação ao dia e mês que nasci. 4 de abril de 1992 porfavor demem a resposta

  13. Dorgival Soares de Souza disse:

    Muito interessante , mas até a qui o momento , muito complexo.

  14. claroBiel disse:

    meu nome é gabriel de oliveira tenho 13 anos nasci em 24/05/1998 estou estudando o fim do mundo a quase um ano . e nesse dias percebi que a NASA está realizando um projeto ainda com o nome desconhecido mais comparado a uma arca ou coisa assim certo mais coisa parecida com ao (filme 2012 o fim do mundo) arca num sei te informar mais estou realizando um projeto para descobrir esse projeto confidencial bom sei de mais coisas que talvez ajude vcs certo por favor ao ler este recado apague o mais rápido possivel obg ENTRE EM CONTATO gabriel.oliveira2007@hotmail.com por favor ( Msn , OU Orkut ) .

  15. claroBiel disse:

    o fim ainda pode estar próximo ! estou dia e noite sem ir a escola só estudando ( por favor me ajudem obg )

  16. sara disse:

    O mundo ñ vai acaba em 2012 ñ povo

  17. guilherme manenti votri disse:

    Olá tiago!meu nome é Guilherme Manenti Votri.Sou acadêmico do curso de Física no IFSC campus de Araranguá.
    Esse semestre nossa turma será responsável por um trabalho acadêmco cujo o assunto abordado é o fim do mundo e aspossíveis causas envolvendo esse “mistério”.
    Por resultado de uma divisão realizada em sala de aula,acabei ficando com a introdução do trabalho,nesta tenho q comentar e escrever sobre o seguinte assunto:
    _ Por que 2012foi escolhido para ser o final do mundo?oq está por trás desse mito,por que ele existe e por que em 2012?quais as possíveis teorias,causas,mitos,hipóteses,estudos,pesquisas e ou crenças?
    Bom,pensei em falar sobre os Maias,pois segundo eles e seu calendário o mundo acabará no final desse ano.Gostaria da sua ajuda para o desenvolvimento dele,
    porque tenho pouco conhecimento nessa área da história e pela internet não são todos os argumentos e sites qe podemos confiar para obter as informações corretas e necessárias.
    E você me foi muito bem recomendado pela colega de classe Rosângela.
    Espero que possa me ajudar.
    Este é meu e-mail para contato:gadjardo@hotmail.com
    Desde ja agradecido pela atenção.
    Muito Obrigado!!!

  18. filipe disse:

    Acaba para quem morre

  19. Ana disse:

    Olá boa noite
    Antes de mais agradeço o seu artigo, está simples de entender, fazendo as conversões para as medidas que estamos habituados a usar.
    Fui à procura do link Maia no 4shared e não está disponível. Seria possível dar uma olhada?
    Obrigada

  20. wellington disse:

    a utima palavra quem da e deus

  21. Lia disse:

    Talvez o mundo acabe mesmo dia 21/12/2012
    Será?!?

  22. caio vitor disse:

    so quen sabe que oqundo o mundo vai acaba e deus

  23. ygor disse:

    eu nao acho que mundo vai acaba em 2012 no dia 21 mais sem poracaso ele acaba eu espero que eu tenho feito tudo que eu quero nesse mundo tao gruel asss..roghy..c.ramos

  24. Robson (Fim do Mundo) disse:

    Se o mundo acaba oq vcs farão,so sei q eu vou fazer do meu jeito e sobreviver _|_

  25. lukafonso disse:

    Olá , eu li o site , para tentar achar meu signo no horoscopo maia , mas tô achando muito complexo, Gostaria de sabe qual é com relação ao dia e mês que nasci. 16/03/1984

  26. o mundo acabara quendo deus quiser

  27. a palavra de Deus diz :vigiai e orai…..porque não sabeis o dia e nem a hora…portanto gente…o mundo pode acabar até hoje…isso não depende de calendário…depende de Deus…..nem os anjos sabem…só Deus…..então não perca tempo pensando nisso…apenas orem e vigiam..Boa Tarde!!!!

  28. maria eduarda torres santos disse:

    quem saber que o mundo acabar e jesus cristo

  29. maria eduarda torres santos disse:

    vocês não sabe de nada

  30. thais lisente disse:

    muito enteresante ,
    mais queria aprende mais sobre esse calendario maia .
    e desse tal fim do mundo

  31. Giselle Costa disse:

    Olá Luis, eu queria saber qual é o meu signo maia. Eu nasci no dia 06/03/2000.Por favor me dê uma resposta.Parabéns pelo site tudo isso sobre os maia é bastante interessante.

    • Claudio Bastian disse:

      Olá Giselle!
      Para a data de 06/03/2000, os seus Glifos Maias são:
      Tzolk’in = 11 Manik
      Ja’ab’ = 15 K’ayab
      Senhor da Noite = G7

      Cclos Maia:
      Conta Longa: Tzolk’in: 12.19.7.0.7
      Dias (desde no início): 1867327

      Tzolk’in:
      Ciclo: 7183
      Dias 167 de 260 dias
      dia 11 Manik

      Senhor da Noite: G7

  32. Claudio Bastian disse:

    A todos, foi um prazer em passar essas informações desta cultura fantastica que foram e são a dos Maias.

    Nesse dia (21/12/2012), termina um Ciclo Maia, isto é, o Ciclo do 13 baktuns (5125 anos aprox.). Se inicia um novo Ciclo, o 14 baktuns. Novo Sol se considerarmos os astecas também. A ideia dos 5 mundos dos astecas.

    A Profecia Maia é todo o período da Conta Longa (os próprios 13 baktuns) que começou no dia 0.0.0.0.0., isto é, em 11/08/3114 AEC (antes da era comum) e vai até o solstício de dezembro no dia 13.0.0.0.0., isto é, em 21/12/2012 EC – HOJE!!.

    A Profecia Maia, a Conta Longa ou ainda os 13 Baktuns é uma contagem de tempo que não se confunde.

    O detalhe específico sobre os 13 Baktuns é a importância dada para a data final (21/12/2012) em razão do período de 5.125,366 dias (uma possível quinta parte da precessão dos equinócios) e da profecia escrita sobre o retorno da(s) divindade(s) Maia presentes no mito da Criação, onde Vênus “nasce” e “morre” simbolicamente no início e no fim da Conta Longa.

    A Estela 6 de Tortuguero fala sobre a volta do deus mercante presente no Mito da Criação. Corroborando, o Chilam Balam de Chumayel fala da volta de Kulkulkan p/ o katun (período de 20 anos) referente a 2012.

    (* O texta acima, em grande parte, foi escrivo por André Assis, um dos maiores conhecedores da cultura Maia pelas redes de relacionamentos.)

    Não deixe de fazer seus comentários pq são muito importante não só para o blog mas para todos que por aqui passarem.

    Caso queira saber o seus Glifos correspondente dos Maias, acessem http://maya.calendariosagrado.org/basic/?lang=pt e insere a data de nascimento (deixe em EC). Para saber os significados dos Glifos, no link a seguir vc tem o que precisa. http://www.4shared.com/dir/7401465/dbaecaab/sharing.html#dir=7401703

    Um abraço a todos.
    Claudio Bastian

  33. marisa de assis disse:

    so tem uma pessoa que sabe quando o mundo ira acabar que e DEUS

  34. weliton disse:

    Mateus 24-36,37 Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu,nem o filho, mas unicamente meu pai.
    37 E, como foi nos dias de noé, assim será também a vinda do filho do homem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: